Canteiro de obra sustetável

Resíduos Perigosos

De acordo com o órgão que normatiza os tipos de resíduos (CONAMA), os perigosos são aqueles gerados no processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados originados de demolição, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros. Cada tipo desses resíduos tem uma destinação específica.

Em uma obra os resíduos classificados como perigosos devem ser acondicionados de forma especial para evitar contaminação do solo, das fontes de água e das pessoas, bem como, os locais de descarte deles devem ser sinalizados adequadamente. O destino final destes resíduos são aterros especiais, empresas que fazem reciclagem de tintas e vernizes ou incineradores.

Boas práticas de gestão ambiental podem reduzir a quantidade de resíduos perigosos, algumas delas são: calcular com maior precisão a quantidade de materiais a serem utilizados nas obras, aproveitamento máximo deles e doação das sobras. Outras ações visam cuidar para que os resíduos não poluam ou contaminem solo, água ou pessoas, como o acondicionamento e destinação final adequados, uso de equipamentos de proteção individual, sistemas de lavagem de pincéis etc.

Na obra da Unidade do SESC Sorocaba foi construído um sistema simples de lavagem de pinceis e outros materiais com resíduos perigosos que visa garantir que a água esteja livre dos contaminantes antes de ser descartada no esgoto.

Sobre a obra

Toda vez que pensamos em sustentabilidade vem a nossa cabeça a reciclagem e separação de resíduos. Certamente você já ouviu falar da separação de resíduos domésticos: vidros, plásticos, metais, orgânicos e não-recicláveis. Mas você já imaginou como é separar os resíduos de obras de construção civil?

Nas cidades é fácil perceber o número de obras que estão sendo realizadas. Essas obras geram muitos resíduos que precisam ser adequadamente descartados e/ou reciclados ou reutilizados. Há normas para esse descarte e destinação final. Nas pequenas obras é possível observar caçambas que são contratadas para armazenar todos os tipos de resíduos sólidos que depois são levados para locais de triagem ou seguem para aterros.

Já nas grandes obras, como edifícios, é mais difícil observar o que ocorre com os resíduos. Algumas instituições e empresas estão indo além das normas e recomendações, investindo em programas de gestão ambiental com separação de resíduos desde o projeto ou início da obra. Com isso, fica mais simples destinar adequadamente os materiais, tanto dentro da obra, permitindo seu reaproveitamento in loco, como também, reduz os custos de coleta e garante que maior quantidade de resíduos seja reciclada ou reutilizado, após ser destinado às usinas e cooperativas de reciclagem. Além disso, há melhorias quanto ao ambiente de trabalho, com maior limpeza e organização dos canteiros de obras e redução nos riscos de acidentes de trabalho.

Outro aspecto que merece destaque nesses programas de separação de resíduos de grandes obras é a questão social. Os trabalhadores nessas construções recebem treinamento específico no início e durante o processo. Assim, há ampliação da qualificação pessoal e da conscientização ambiental, além de permitir que essas práticas sejam incorporadas ao cotidiano desses trabalhadores.

Saiba mais sobre obras que adotaram estratégias de separação de resíduos.

Para conhecer outras informações sobre separação de resíduos em um exemplo real na edificação da Unidade do SESC Sorocaba navegue na galeria de imagem e no infográfico.

Veja algumas imagens do canteiro de obra sustentável

  • Cimento
  • Papel
  • Rejunte
  • Plástico

Acompanhe o percurso dos materiais em uma obra sustentável. Selecione um dos quatro materiais para acompanhar a trajetória na obra. Para saber mais sobre o que acontece em cada local passe com o cursor nos títulos.