-A +A
SESC Sorocaba

Sesc e Sustentabilidade

Sobre o Sesc Sorocaba

Um novo espaço para unir pessoas e....

Sustentabilidade

Muitas pessoas já conhecem o SESC. Em São Paulo e no Brasil é uma entidade educativa que expressa o seu compromisso ético na promoção de valores e princípios necessários à cidadania e a transformação social. E é com a finalidade de promover o bem-estar social e a melhoria na qualidade de vida que o SESC implementa serviços de assistência à saúde e de nutrição, e ações socioculturais voltadas ao lazer do trabalhador durante seu tempo livre.

Orientado pelos princípios de que as ações socioculturais são vitais para a educação coletiva e individual, o SESC desenvolve sua programação segundo critérios democráticos, na política de acesso e na qualidade da programação. Como parte desse conjunto, o SESC trata o Centro Sociocultural e Desportivo como um espaço privilegiado para suas ações, o que tem contribuído na configuração urbana de cidades e bairros, na capital do Estado, interior e litoral. O projeto do SESC Sorocaba foi elaborado segundo esses princípios.

A nova Unidade tem como diretriz multiplicar as ações socioculturais colocando-as ao alcance dos trabalhadores, prioritariamente do comércio de bens, serviços e turismo, do público infantojuvenil e da terceira idade do Município e da região. A concepção arquitetônica do SESC Sorocaba segue os princípios de integração visual com ambiente externo e, internamente, entre os seus espaços. Há um cuidado no acolhimento das pessoas e, para isso, as formas de iluminação e de ventilação naturais asseguram conforto térmico para os ambientes fechados e abertos. Todas as instalações da nova edificação são integradas pelas passarelas, que permitem um fluxo acessível aos blocos da edificação, independente das diferenças físicas e possibilidades de locomoção. Em todos os ambientes da Unidade prevalecem a durabilidade de materiais e a qualidade do acabamento para o conforto visual, e de convívio além de ser fonte de informação sobre sustentabilidade.

 

Edificações para uma Era Sustentável: O Modelo SESC Sorocaba

Mais do que atender à legislação ambiental vigente nos locais em que um Centro é instalado, o SESC sempre busca assumir medidas exemplares que sirvam de modelo à comunidade. Nesse sentido, tem adotado princípios inovadores na construção de edifícios ou na reforma de Centros, O que significa que o projeto arquitetônico deve ser desenvolvido com base em critérios que minimizem a geração de resíduos, riscos ao meio ambiente e à comunidade. O SESC tem adotado um conjunto de medidas para novos equipamentos, em sintonia com os preceitos de edificações verdes ou sustentáveis.

Seguindo os pressupostos de sustentabilidade que os SESC adota em todas as suas unidades, o SESC Sorocaba, pelo padrão construtivo inovador e medidas incorporadas durante toda a obra, está em processo de certificação como um “edifício verde”. A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das mais disseminadas no mundo e que avalia todo o ciclo construtivo, do projeto à obra, da obra à futura operação do empreendimento, pôde ser obtida mediante uma pontuação cuja soma classificou a Unidade Sorocaba segundo o padrão “Prata”. Esse nível de certificação atesta que a implantação foi sustentável, pois houve reduzido impacto ecológico em área urbana, tanto na prevenção da poluição do solo, quanto do ar e da água, durante a construção.

Foram avaliados aspectos relacionados aos cuidados na implantação da obra; na eficiência do uso de água e energia; cuidados na seleção de materiais e na forma de aplicação; ??; ações em conjunto com o município para melhorias na infraestrutura e no transporte público e alternativo, incluindo a criação de um paraciclo, com 80 vagas para bicicletas. O projeto foi adaptado para o uso de vidros com fator solar que proporcionam a redução do calor nos ambientes, gerando assim, menor consumo de energia elétrica pelos equipamentos de ar-condicionado. Os aspectos voltados à eficiência da utilização da água foram contemplados com torneiras e chuveiros de vazão controlada, o reuso das águas pluviais foi adotado para descarga de bacias sanitárias e no sistema de irrigação automática.

Uma das grandes inovações implantadas no edifício é o tratamento da água de chuva para o reuso, por meio da filtragem que utiliza plantas e peixes em tanques Os projetos socioambientais, imprescindíveis na formação de uma cultura e de práticas sustentáveis estão sendo desenvolvidos no SESC, usando e as características da edificação verde como elementos das propostas educativas em um modelo a ser conhecido e seguido.

Sorocaba e o SESC: Uma história antiga

O SESC está presente em Sorocaba desde os anos 1950. Naquele momento histórico da entidade, uma das medidas era implantar centros sociais, tanto na capital como no interior do Estado. Ao longo de sua permanência no Município, o SESC transformou sua atuação, com a ampliação de um atendimento móvel em saúde, cultura e lazer dos anos 1960 a 1980. Depois de diferentes períodos econômicos, alguns difíceis, inclusive, o cenário nacional se mostrou mais favorável e a partir de 1996, a cidade de Sorocaba começou a empregar uma política de captação de empresas para o parque industrial, mediante a criação de facilidades e isenções tributárias. A partir de 1999, ações de urbanização foram desenvolvidas com atenção às vias públicas; política de saúde voltada à prevenção de doenças, criação de áreas de lazer, pistas de caminhadas e ciclovias para o estímulo à atividade física e ao transporte alternativo. Nesse conjunto de iniciativas, a relação entre o SESC e a cidade adquire novos contornos por meio dos projetos, construídos em conjunto à comunidade, o que só reforçou o reconhecimento da instituição em Sorocaba. Para rememorar, apenas três destes projetos: Terra Rasgada, Sorocabandas e o Urbanagente.

Audiotour Ficcional
Audiotour Ficcional
Programação
Programação