Resíduos Perigosos
De acordo com o órgão que normatiza os tipos de resíduos (CONAMA), os perigosos são aqueles gerados no processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados originados de demolição, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros. Cada tipo desses resíduos tem uma destinação específica.
Em uma obra os resíduos classificados como perigosos devem ser acondicionados de forma especial para evitar contaminação do solo, das fontes de água e das pessoas, bem como, os locais de descarte deles devem ser sinalizados adequadamente. O destino final destes resíduos são aterros especiais, empresas que fazem reciclagem de tintas e vernizes ou incineradores.
Boas práticas de gestão ambiental podem reduzir a quantidade de resíduos perigosos, algumas delas são: calcular com maior precisão a quantidade de materiais a serem utilizados nas obras, aproveitamento máximo deles e doação das sobras. Outras ações visam cuidar para que os resíduos não poluam ou contaminem solo, água ou pessoas, como o acondicionamento e destinação final adequados, uso de equipamentos de proteção individual, sistemas de lavagem de pincéis etc.
Na obra da Unidade do SESC Sorocaba foi construído um sistema simples de lavagem de pinceis e outros materiais com resíduos perigosos que visa garantir que a água esteja livre dos contaminantes antes de ser descartada no esgoto.