Umidificador
Para poder fornecer água para os jardins verticais há uma série de pequenos tubos ou mangueiras com furos ou gotejadores que fazem a nebulização de água (distribuição da água em pequenas gotinhas) nas plantas e deixam o substrato úmido.
Estrutura de fixação das espécies
As estruturas de fixação ou suporte podem variar de acordo com o projeto, podem ser simples como vasos pendurados em suportes ou podem ser mais complexas contando com algumas camadas que servem de suporte, substrato para fixação da espécies e para a nutrição. Nesse último caso, o substrato pode ser formado por feltro e tubos que levaram água com nutrientes.
Cascalho
Nos jardins verticais são utilizados substratos mais leves, já que todo o jardim fica em muros e paredes. Nos sistemas que utilizam vasos são utilizadas as argilas expandidas que são bem leves. Já nas mantas há diversos materiais para permitir a fixação dos vegetais, como telas de alumínio e feltro que são bem levinhos!
2 - Selecione os elementos necessários para construir a estrutura do Jardim Vertical:
Para mover aos elementos, arraste-os com o cursor até a área do projeto
Banana d’água
A banana d’água é uma planta originária de Madagascar, o caule verdadeiro fica submerso na água e a árvore pode atingir cerca de 4 metros de altura. Além da grande dimensão, esta espécie tem grande efeito ornamental, sendo muito utilizada em jardins. Porém, não é possível utilizar essa espécie nos jardins verticais, pois ela precisa de muita água e de um substrato mais profundo!
Begônia
A maioria das espécies de begônia são ervas que possuem flores muito vistosas, grande parte delas tem origem na América tropical. Elas são utilizadas nos jardins verticais para fins estéticos e também para atrair os polinizadores, que permitirão ter novas plantas e flores. As várias espécies de begônia estão entre as plantas mais comercializadas no Brasil, você certamente já deve ter visto uma delas!
Avenca
As espécies de samambaias, como a avenca, ocorrem na natureza embaixo das árvores maiores, também ocorrem em barrancos e locais próximos a rios. Elas podem viver com menor oferta de luz, e por isso, são muito utilizadas em jardins verticais que ficam dentro de casas ou edifícios ou locais com pouca iluminação direta. Estas espécies também são muito utilizadas em jardins e nas residências pois se acredita que são capazes de absorver energias ruins. Elas tem raízes pequenas, podendo se fixar nas mantas de feltro ou crescer em pequenos vasos. Muitas espécies têm folhagem vistosa, porém nenhuma samambaia tem flor.
3 - Selecione as espécies que irão compor sua wetland:
Para mover aos elementos, arraste-os com o cursor até a área do projeto
4 - Seu Jardim Vertical está pronto!
Os jardins verticais podem ter poucas espécies ou várias plantas diferentes dando um aspecto bastante bonito para as paredes de edifícios e muros das grandes cidades. Eles podem também ser construídos internamente, isto é, dentro das casas e prédios. Além da beleza, os jardins verticais trazem vantagens como isolamento acústico e térmico, e contribuem para qualidade do ar.