Manta de impermeabilização
Apesar do nome difícil, você já deve ter reparado que em certos locais temos que evitar a entrada de água para não estragar as estruturas das construções. Nos telhados verdes as mantas de impermeabilização ficam entre o substrato orgânico e o telhado ou laje, evitando que a água presente no substrato vase e que as raízes das plantas penetrem no telhado, evitando rachaduras.
Substrato orgânico
O substrato é o local em que as plantas podem se fixar e de onde retiram os nutrientes orgânicos para seu crescimento. Muitas vezes esse substrato é conhecido como solo. No caso dos telhados verdes ele é composto por minerais leves e substâncias orgânicas e é muito raso, pois precisa ser leve para poder ficar em cima de uma casa ou edifício!
Areia
A areia, em geral, não faz parte do substrato orgânico de telhados verdes, pois é um mineral bastante pesado e que não possui nutrientes em abundância para o crescimento das espécies!
2 - Selecione os elementos necessários para construir a estrutura da Teto Verde:
Para mover aos elementos, arraste-os com o cursor até a área do projeto
Ficus
Espécies de arbustos ou árvores com raízes mais profundas não podem ser colocadas diretamente no substrato orgânico raso utilizado em tetos verdes.
A planta não terá como se desenvolver!
Ficus em vaso
Por causa do substrato orgânico ser raso nos tetos verdes, as espécies que possuem raízes mais profundas só podem ser utilizadas se forem plantadas em vasos maiores. Apenas alguns desses vasos são colocados sobre o substrato por causa do peso!
Grama amendoin
As espécies de gramíneas são as mais indicadas para os tetos verdes, pois suas raízes são pouco profundas e geram uma cobertura de toda a superfície.
3 - Selecione as espécies que irão compor seu Teto Verde:
Para mover aos elementos, arraste-os com o cursor até a área do projeto
4 - Seu teto verde está pronto!
Os tetos verdes tem origens bastante antigas como os Jardins da Babilônia e vem ganhando destaque nas cidades pois podem melhorar o isolamento térmico, economizando energia para aquecer ou resfriar os ambientes. Outros benefícios dos tetos verdes são a absorção de água da chuva, diminuindo o escoamento e inundações. Há também o ganho de áreas verdes, que podem ser utilizadas diretamente pelo seres humanos ou podem contribuir para melhorar a poluição visual das cidades!